terça-feira, 14 de abril de 2009

Chás

Passou a Páscoa e todo mundo comeu muito chocolate, agora é tempo de voltar á forma e nada melhor que tomar chás, emagrecer e ser feliz.

Diz a lenda que, por volta de 2737 a.C., o imperador chinês Shen Nong, conhecido por suas iniciativas como cientista e patrono das artes, lançou a idéia de que beber água fervida seria uma medida higiênica. Durante uma viagem, deixou cair acidentalmente algumas folhas na água que estava a ser fervida. Ficou encantado com a mistura, bebeu e achou muito refrescante. O chá tinha sido criado! Só depois de ser espalhado na Europa, essencialmente pela mão dos portugueses, o hábito de tomar chá (às cinco da tarde) foi introduzido na Inglaterra, também pela mão de uma portuguesa, Catarina de Bragança, filha de D. João IV de Portugal, que casou com Carlos II, da Inglaterra, em 1662. Entre seus dotes levou uma arca cheia de chás da China, instituindo o seu consumo na corte.

A expressão "chá de ervas" ou simplesmente "chá" é freqüentemente usada para qualquer infusão de ervas ou frutas, mesmo que não contenha Camellia sinensis. Os chás mais populares são os de alecrim, alfazema, arnica, camomila, catuaba, erva cidreira e doce, hortelã, jasmim, carqueja, menta, malva, e maracujá. Porém, o chamado "chá verdadeiro" é aquele proveniente da planta Camellia sinensis.
O chá verdadeiro é uma fonte natural do aminoácido teanina, metabólitos da cafeína e substâncias antioxidantes que protegem o organismo dos danos dos radicais livres. Chás praticamente não têm carboidratos, gorduras e proteínas.
Os tipos de chás são classificados de acordo com o processo pelo qual passam. As folhas da Camellia sinensis começam cedo a oxidar e murchar logo depois de colhidas. A folha torna-se progressivamente escura porque a clorofila é quebrada e os taninos liberados. O próximo passo é parar o processo de oxidação em um determinado estágio com aquecimento, o qual desativa a resposta enzimática. Como o chá preto isso é feito simultaneamente com o secamento.

O chá é tradicionalmente classificado baseado na sua técnica de produção em:
* Chá verde - folha não oxidada nem murchada.
* Chá amarelo - folha não oxidada nem murchada, mas amarelada.
* Chá branco - folha murchada, mas não oxidada.
* Chá preto - folha murchada, esmagada e totalmente oxidada.
* Oolong - folha murchada e parcialmente oxidada.


O preparo correto é importante para extrair, adequadamente, as substâncias ativas que estão nas plantas medicinais.
Evite vasilha de alumínio. Utilize sempre água limpa e filtrada. O chá deve ser preparado e utilizado no mesmo dia.
• INFUSO OU ABAFADO
Água fervendo sobre a planta: Tampe e espere esfriar. Coe e beba. Esta forma de preparo é indicada para espécies aromáticas (alho, hortelã, camomila, etc.) e partes pouco densas das plantas, como folhas e flores.
• COZIMENTO (decocto)
Em água fervendo, de 5 a 20 minutos. Indicado para o preparo de partes duras das plantas como cascas, raízes e sementes.
• XAROPE CASEIRO
Use açúcar ou mel. Cerca de 15g (uma colher de sopa) da planta para cada 100ml (um copo pequeno) de xarope. Pique e coloque na calda de açúcar ou mel e cozinhe em banho-maria durante 45 minutos, mexendo algumas vezes. Coe e coloque num vidro limpo com tampa e guarde em local fresco e ao abrigo da luz


Boldo do chile - peumus boldus - estimula o fígado e vesícula. O boldo é uma folha acinzentada, importada do Chile, que possui sabor amargo. É indicado para dores do estômago e problemas no fígado.
Camomila - matricaria chamomilla - digestivo e calmante
Erva doce - pimpinella anisum L. - para dor de barriga
Hortelã - mentha viridis L. - contra gases e vermífugo

- São geralmente indicados como calmantes, ou seja, para relaxar. Ótima opção para consumir na ceia com algumas torradas, pouco antes de dormir.
Chá de carqueja – Utilizado também em casos de perturbações gástricas ou para fins curativos.


Erva Mate - O tererê ou chimarrão são complemento de sociabilidade, ou seja, deve-se tomar acompanhado de outras pessoas e obedecendo ao certo ritual:
Colocar o mate na cuia até ocupar 2/3; acomodar a erva de um lado da cuia; colocar no fundo da cuia, água fria ou morna, só molhando o fundo. Deixar até que a erva fique inchada. Pegue a bomba, tape o bocal com o polegar e leve-á até o fundo da cuia. Complete a cuia com água quente (nunca fervida). O mateador sorve e cospe a primeira infusão porque é muito amarga. Volta a encher a cuia e é o primeiro a beber. Enche de novo e oferece a primeira pessoa a sua direita.

Boldo do Chile - O boldo é uma folha acinzentada, importada do Chile, que possui sabor amargo. É indicado para dores do estômago e problemas no fígado.

Chá de folha de abacateiro - persea gratíssima - para os rins e bexiga.

Chá de canela - sinnamonun zeylanicum - para suadouro

Erva doce - pimpinella anisum L. - para dor de barriga

Folha de figo - ficus carica - para o fígado

Hortelã - mentha viridis L. - contra gases e vermífugo

Losna - arthemísia abisinthium - para dor de barriga e vesícula

Louro - laurus nobile L. - contra insônia

Cabelo de milho - Zea mays - diurético. Ajuda a arrebentar sarampo e catapora

Quebra pedra - phyllantos niruri L. - diurético, contra pedras nos rins e ácido úrico
Flor de ibisco - rosa cinensis L. - diurético e adstringente.

Boldo do chile - peumus boldus - estimula o fígado e vesícula

Camomila - matricaria chamomilla - digestivo e calmante

Capim-cidreira - cymbopogon citratus - calmante e digestivo

Erva-cidreira - melissa officinalis - sedativo, ajuda a dormir

Flor de laranjeira - citrus aurantium - calmante, ajuda a dormir

Folhas de maracujá - parsiflora edullis - calmante, diminui a ansiedade

Broto de goiabeira - psidium guajava - contra diarréia

Tanchagem - plantago major - adstringente, hemostática, bom para o aparelho digestivo

Chá de alho - alium sativus - contra vermes e, com mel, é ótimo contra gripes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Post Relacionados