Tronco de Natal
Ingredientes :
500 g de castanhas
1 copo de leite de soja
150 g de chocolate escuro
100 g de açúcar em pó
100 g de margarina de soja
Preparação :
Com a ajuda de uma faca faz dois golpes nas castanhas e ferve-as durante cinco minutos. Escorre a água e retira a pele das castanhas. Numa caçarola coloca o leite de soja, o açúcar e depois as castanhas descascadas. Deixa cozinhar em lume brando durante 30 minutos.
Passa o conteúdo da caçarola num passe-vite a fim de reduzir as castanhas a puré e depois mistura-lhe a margarina de soja. Em lume brando, derrete o chocolate com duas colheres de água.
Envolve a preparação das castanhas com o chocolate e mistura delicadamente, até obteres uma mistura homogénea. Deita a mistura sobre uma folha de papel de alumínio e depois dobra-a em dois e levanta as pontas para formar um rolo. Para reforçar o rolo, envolve a folha de alumínio com uma folha de cartão.
Coloca no frigorífico durante 5 horas. Quando o tronco estiver duro, retira o alumínio e deixa à temperatura ambiente uma hora antes de servir.
Decora o tronco de Natal com objectos alusivos à época.
Curiosidade:
O tronco de Natal é uma sobremesa típica de França. Representa o tronco de madeira que se queima na chaminé durante a noite de Natal. A origem da sobremesa é o tronco que antigamente se procurava nos bosques, na véspera de Natal, e que se colocava no centro da chaminé. Este ritual tinha um significado particular: o fogo da madeira destinava-se a agradecer o sol, tão vital no Inverno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário