quarta-feira, 11 de março de 2009

Arroz Integral

O grão de arroz é constituído por casca, película, germe e endosperma, sendo que as vitaminas e os minerais estão concentrados na película e no germe. O arroz integral é aquele que mantém todos os nutrientes do grão, pois dele se retira somente a casca, diferente do arroz refinado (branco), formado apenas pelo endosperma do grão que contém basicamente amido.
O arroz é um dos mais importantes alimentos do mundo, fornece cerca de metade das calorias diárias a metade da população mundial e uma importante fonte de nutrição. Se perguntarmos quais os tipos de arroz que estão habituadas a comer, as pessoas talvez se lembrem de um ou dois. No entanto, existem realmente mais de 8000 variedades. O arroz é classificado pelo tamanho, como sendo de grão pequeno, grão médio ou grão longo. O arroz curto, que é o que apresenta o maior conteúdo de amido, dá origem ao arroz mais pegajoso, enquanto o de grão longo é mais leve e tende a ficar separado quando cozido. As qualidades do grão médio ficam entre os outros dois tipos.
Outra maneira como o arroz é classificado é pelo grau de moagem a que é submetido. É isto que faz o arroz integral diferente do arroz branco. Arroz integral é o arroz completo, só com a sua casca exterior não comestível Embora muita gente pense que o trigo-sarraceno é um cereal, ele é realmente a semente de um fruto aparentado com removida. O arroz integral ainda conserva o farelo e o germe. O arroz branco, por outro lado, é moído e refinado, o que lhe retira o farelo e o germe, juntamente com todos os nutrientes que se encontram nestas importantes camadas.
Algumas das mais populares variedades de arroz incluem:

Arborio: um arroz branco redondo e pegajoso, tradicionalmente usado para preparar o italiano risotto.

Basmati: Um arroz aromático com uma fragrância tipo noz, textura delicada e textura leve.

Jasmim: Um arroz de grão longo e textura suave, aromático, disponível nas variedades integral ou branco.
Arroz vermelho do Butão: Cultivado nos Himalaias, este arroz de cor vermelha tem um forte sabor a noz.
O nome científico do arroz é Orysa sativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Post Relacionados